Arte Digital
O Santos divulgou a escalação do time que enfrentou a equipe de Altos, no Piauí, usando a imagem acima, em fevereiro desse ano. O Jornal O Tempo classificou como ousada a iniciativa.
Considerando a homenagem feita aos registros rupestre da Serra da Capivara (PI), identifica-se a sua finalidade em registrar acontecimentos do cotidiano, representando a realidade vivida (uma partida de futebol), assim como representando um traço cultural da sociedade brasileira (o futebol como paixão nacional).
Lançar mão de uma imagem digital é, em essência, explorar todo seu potencial criativo. Acredito mais numa iniciativa inovadora do que propriamente ousada por parte do Santos.
Enquanto inovação, a divulgação inspirada em registros rupestres se alinha com o conceito de Arte digital:
A arte digital pode ser entendida como o resultado de um processo criativo em que se usam recursos digitais, tanto para elaborar a obra artística ou como meio que desfrutar dela. Também se lhe associam outras denominações como arte virtual, arte eletrônica, net art, arte por computador e arte dos novos meios, entre outras.
Tendo em vista a relevância da arte digital no que diz respeito a quebra o vínculo com o objeto/imagem mental, a simulação da representação do real e, ainda, a produção de conhecimento, surge em 2010 a 1ª Mostra 3M de Arte Digital , tendo como intenção discutir a relação entre as novas tecnologias e a arte, exibindo trabalhos totalmente digitais e obras manuais que são divulgadas pelas novas mídias.
A 9ª edição da Mostra 3M de Arte, em 2019, seguiu um projeto curatorial em torno do conceito de Manifesto, como relata a apresentação:
(Edições anteriores da Mostra 3M de Arte Digital)
Confira a matéria do programa Vitrine (TV Cultura) sobre a 1ª Amostra 3M de Arte digital (2010):
(Ou assista aqui)
*** Aula de 18.09.2019
Que linda a imagem do Santos em arte rupestre. Importante para entendermos as potencialidades do digital para integrar e ressignificar nossos registros históricos e nossas culturas, criar e socializar autorias múltiplas, enfim, produzir conhecimentos. É importante ousar para inovar!
ResponderExcluirTambém achei muito bonita! Encontrei durante a aula, pesquisando imagens de registros rupestres! O interessante perceber que cada ilustração guarda alguma característica do atleta ou da sua posição no jogo. Olha o Sampaoli (técnico) "gesticulando" na beira do campo, rs!
ExcluirImagem do Santos Fc. Pode ser "provocadora" para usar em aulas com a meninada. Simplesmente, amei!!! Daí tb fico pensando, o importante que o professor não só reproduza o que encontra na internet, importante que seja criador!!!
ResponderExcluirSim! Li em algum lugar (possivelmente nas discussão do/para o componente) que Lévy diz "ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa" para se referir à Inteligência coletiva. Se a gente traz algo provocativo pra aula, com certeza surgirá uma infinidade de conhecimento por parte dos estudantes. Isso recai também sobre o potencial criativo do docente. Estou em busca de aprofundamento!
Excluir